A criação do Conselho Consultivo e da figura do Director-Geral foram propostas que os sócios da Associação Empresarial de Vila Verde – AEVIVER aprovaram no início da corrente semana, na reunião geral ordinária de associados, que decorreu nas instalações do IEMInho, em Soutelo-Vila Verde. Durante a mesma assembleia, liderada pelo presidente do órgão - João Luís Nogueira – foram ainda aprovados o Plano de Actividades e Orçamento para 2015, que tem como principais pontos a salientar o lançamento do “Diretório Online” de empresas por sector de atividade e publicação dessa informação no site da AEViver como forma de ajudar na promoção das mesmas; a formalização de candidatura própria a fundos comunitários e apoiar empresas que pretendam candidatar-se a esses fundos e sessões informativas sobre o novo quadro comunitário de apoio; Prosseguir as diligências junto da Portugal Telecom para instalação de rede de fibra ótica em todos os Parques Empresariais; Prosseguir com as diligências junto do Governo para melhoria de infraestruturas rodoviárias de acesso aos Parques Empresariais; entre outros pontos.

«O plano de atividades para o ano de 2015 tem por base os seguintes objectivos: Dotar as empresas de melhores meios que lhes permitam tornarem-se mais competitivas; Promover atividades que visem a criação de mais empregos; Desenvolver estratégias de aproximação entre as instituições de ensino e o mundo de trabalho; Proporcionar formação qualificada aos ativos das empresas; Desenvolver atividades que potenciem o comércio tradicional, especialmente nas épocas festivas; Apoiar a internacionalização das empresas», destacou o presidente da AEVIVER, José Morais, no decurso da apresentação do documento aos sócios presentes. Entre os pontos e objectivos delineados no Plano da associação empresarial de Vila Verde para 2015 destaca-se ainda a formalização do protocolo de cooperação com a Católica Business School, que vise acesso gratuito a formações para quadros superiores e de gestão das empresas. A este nível, o organismo aponta ainda o reforço dos protocolos já formalizados com a Escola Profissional Amar Terra Verde, Escola Secundária e com os Agrupamentos de Escolas, «no sentido de apoiar e colaborar na colocação de alunos estagiários nas empresas associadas, mas também realizar atividades que aproximem os alunos da realidade das empresas». 

Também está em plano a repetição, «em moldes ainda mais reforçados», de actividades de animação/divulgação e atracção do comércio local “Comércio com Vida!” – Concursos de Montras da Páscoa, Santos Populares e Natal e actividades de animação Santos Populares e Natal, entre outras. Além da realização de “Missões Empresariais” a Angola, Espanha e França.

ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS 

À margem do Plano de Actividades e Orçamento para 2015, a assembleia-geral de associados da AEVIVER aprovou algumas alterações estatutárias. Destaque para a aprovação da adaptação dos estatutos à actual direção: 1 presidente e 3 vice-presidentes, bem como a criação da figura do director-geral. A formalização da criação do Conselho Consultivo, órgão de consulta e aconselhamento da direcção, que – ao que apurámos – será presidido pelo Director-Executivo da ATAHCA, Mota Alves, e será formalmente empossado durante o primeiro trimestre de 2015.